Bem-estar

Hábitos saudáveis

Já sabemos que a adoção de alguns hábitos saudáveis bem como o acompanhamento médico e a realização de exames de rotina podem contribuir para uma melhora geral em nossa saúde e a prevenção de alguns tipos de câncer. Veja como incorporá-los no seu dia-a-dia.

Hábitos saudáveis para incorporar já na sua rotina:

  • Mantenha uma alimentação equilibrada, variando os tipos de alimentos consumidos, dando prioridade às frutas, legumes, verduras, grãos, proteínas, laticínios, gorduras do bem (insaturadas, presentes em peixes, azeites, castanhas e sementes). Evite excesso de açucares, gorduras e alimentos processados.
  • Uma rotina de exercícios físicos melhora seu condicionamento físico e cardíaco, aumentando a liberação de neurotransmissores como a serotonina e a endorfina, responsáveis pela sensação de “bem-estar”. De quebra, ajudam a controlar o ganho calórico, te deixando mais disposto(a).
  • Beba mais água (cerca de 2 L por dia). O líquido ajuda na sua hidratação, evita a formação de pedras nos rinse dilui na urina as substâncias tóxicas absorvidas pelo corpo.
  • Agende um check-up anual com seu médico em um centro médico ou hospital de qualidade e confiança. O médico é a melhor pessoa para avaliar os exames preventivos necessários para sua faixa etária, levando em consideração seu histórico de saúde.
  • Mulheres podem agendar consultas com médicos ginecologistas e homens podem procurar um especialista em urologia para suas consultas de rotina, ou um clínico geral ou geriatra a depender da faixa etária.
  • Evite fumar, usar drogas e o excesso de bebidas alcóolicas. Para já fumantes, diminuir o consumo de tabaco já traz grandes benefícios para a sua saúde.
  • Pessoas sexualmente ativas, devem priorizar o uso de preservativos em todas as relações sexuais. Inúmeras doenças podem ser evitadas com esse simples ato, inclusive alguns tipos de tumores.

 

Em todo caso, você deve prestar atenção em seu corpo. Ele costuma dar sinais quando algo não está indo muito bem. Sempre procure ajuda médica quando sentir algum sintoma indesejável ou desconfiar que algo não está certo na sua saúde. Investigue, realize os exames necessários, e caso tenha um diagnóstico de câncer confirmado, saiba que muitos deles são tratáveis e com altas taxas de sucesso.

Nós, da Rede Santa Catarina, acolhemos nossos pacientes com humanização e seriedade, oferendo tratamentos de qualidade, com equipes médicas e especialistas de excelência, estruturas ambulatoriais e hospitalares completas e tecnologia de primeira, como as cirurgias robóticas que permitem uma maior precisão nos procedimentos e uma recuperação mais rápida ao paciente.