O que é quimioterapia?
A quimioterapia usa medicamentos para destruir células cancerígenas, que se multiplicam rapidamente. No entanto, esses medicamentos também podem afetar células saudáveis que se dividem rápido, como as do cabelo, unhas, sistema imunológico e mucosas, causando efeitos colaterais.
Diferentemente da radioterapia (que age em uma área específica) e da cirurgia (que remove o tumor), a quimioterapia age em todo o corpo, combatendo células cancerígenas em qualquer lugar e, embora cause efeitos colaterais, eles podem ser gerenciados com orientação médica.
A quimioterapia pode ser usada para:
Como funciona o tratamento?
O oncologista define o tipo de medicamento, dose, frequência e duração do tratamento com base no tipo de câncer, estágio da doença e saúde geral do paciente. A quimioterapia pode ser usada sozinha ou com outros tratamentos, como cirurgia, radioterapia, terapia-alvo ou imunoterapia.
Como os medicamentos são escolhidos?
A escolha dos medicamentos depende do tipo de câncer, estágio da doença, idade e saúde do paciente. As doses são calculadas com base no peso ou na área corporal e ajustadas para crianças, idosos ou pacientes com problemas de saúde.
Ciclos de tratamento
A quimioterapia é aplicada em ciclos, com períodos de tratamento seguidos por descanso, para o corpo se recuperar. A duração e a frequência variam conforme o tipo de câncer e a resposta do paciente.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais dependem do tipo de medicamento, dose e saúde do paciente. Os mais comuns incluem:
Alguns efeitos são temporários, enquanto outros podem durar meses ou anos. Converse com seu médico sobre como gerenciá-los.
E como a quimioterapia é administrada?
Cuidados durante o tratamento
Perguntas para o médico
Antes de iniciar o tratamento, pergunte:
©2023 Rede Santa Catarina | Todos os direitos reservados.