Tipos de câncer

Colo do útero

O que é?

Também conhecido como câncer cervical, esse tipo de câncer atinge os órgãos reprodutores femininos – o colo uterino ou cérvix – localizados na parte inferior do útero, próximo ao canal vaginal. É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital por esse vírus é muito frequente e, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. É importante destacar que a doença pode ser evitada desde que sejam seguidas as medidas de prevenção que têm por objetivo erradicar este tipo de câncer no país.

Sintomas

O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento e que pode não apresentar sintomas em sua fase inicial. Nos casos mais avançados, pode apresentar sangramento vaginal que vai e volta ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Fatores de risco

Em 90 % dos casos, o vírus HPV é o principal responsável pelo desenvolvimento deste tipo de tumor. Outros fatores que levam à contaminação pelo vírus estão relacionados às práticas da vida sexual:
  • Atividade sexual precoce;
  • Prática sexual com vários parceiros;
  • Sexo sem preservativo;
  • Histórico de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Prevenção

A prevenção do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). Para ajudar na prevenção, além de evitar os fatores de risco, existe a vacina contra o HPV, disponível na rede pública* e privada. A transmissão da infecção ocorre por via sexual através de pequenas feridas microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital (ânus e partes vizinhas). O uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual com penetração, protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.

Diagnóstico

O exame de Papanicolau é o mais usado e previne o câncer do colo do útero, com o diagnóstico precoce de lesões e a identificação do vírus HPV. É muito importante destacar que a partir do início da atividade sexual feminina ou quando a mulher completar 18 anos, todas devem fazer o exame Papanicolau anualmente. Caso não haja alterações nos últimos resultados, o teste pode ser feito com um maior intervalo, porém a critério do médico.

Tratamento

O tipo de tratamento dependerá do estadiamento (estágio de evolução) da doença, tamanho do tumor e fatores pessoais, como idade da paciente e desejo de ter filhos. Os métodos mais comuns usados no tratamento são:
  • Cirurgia: pode ser realizado o procedimento de forma pouco invasiva até a retirada total do útero;
  • Radioterapia: muitas das vezes usado associado com quimioterapia para doença localizada;
  • Terapia Medicamentosa: Quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia podem ser utilizados na doença localizada ou na doença avançada.

Fontes de consulta

INCA CDC OMS Cancer.net Revisado por: Dr. Antonio Cavaleiro de Macedo Lima Filho – CRM 117827 Dr. Aumilto Augusto da Silva Junior – CRM 137416