Tipos de câncer

Intestino

O que é?

O câncer no intestino pode surgir a partir de tumores em diversas partes do órgão, desde o intestino grosso, chamado de cólon, quanto o reto, que compreende o final do intestino. São eles os cânceres de cólon ou colorretal, respectivamente. Ambos são curáveis, principalmente quando descobertos e tratados rapidamente. A maior parte desses tumores têm início a partir de pólipos, que é o crescimento anormal de uma membrana mucosa no intestino, além de lesões a princípio benignas que podem crescer dentro e dar origem a um câncer.

Sintomas

Os principais sintomas do câncer de intestino são a presença de sangue nas fezes, diarreia e prisão de ventre alternados, fraqueza e anemia, dor ou desconforto abdominal, perda de peso sem causa, além de fezes muito finas e compridas. Estes sintomas, porém, também podem estar relacionados a outras doenças, como hemorroidas, verminose e úlcera gástrica. Caso o paciente perceba algum dos sintomas de maneira persistente, deve procurar um médico para investigar as causas do problema.

Fatores de risco

O câncer de intestino é comum em pessoas acima dos 50 anos, com excesso de peso corporal e alimentação pobre em fibras. Também aumenta o risco o consumo exagerado de carne vermelha e de alimentos processados, como salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon e salame. Existem ainda outros fatores de risco, como o histórico familiar do paciente, além do seu consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo. Doenças inflamatórias no intestino, como úlceras, também podem aumentar o risco.

Prevenção

A manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino.

Diagnóstico

O diagnóstico do câncer de intestino pode ser feito por meio por endoscopias, especialmente quando o tumor se encontra em estágio inicial de crescimento. Nos casos mais avançados ou quando há necessidade de confirmar o diagnóstico, uma biópsia pode ser solicitada ao paciente. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o rastreamento do câncer de intestino em pessoas acima dos45 anos, recomendação de sociedades americanas e 50 anos pela OMS.

Tratamento

O câncer de intestino é tratável e, muitas vezes, curável.
  • Cirurgia: é retirado parte do intestino, na região onde está localizado o tumor. Posteriormente é feito a reconstrução local para normalização do trânsito intestinal;
  • Radioterapia: Em algumas localizações do reto é utilizado o tratamento antes da cirurgia local. Em geral associado a quimioterapia.
Terapia medicamentosa: quimioterapia, terapia alvo e, em casos específicos, imunoterapia.

Fontes de consulta

INCA CDC OMS Cancer.net Revisado por: Dr. Antonio Cavaleiro de Macedo Lima Filho – CRM 117827 Dr. Aumilto Augusto da Silva Junior – CRM 137416