O que é?
Linfomas são tipos de câncer que se originam no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo.
Sintomas
Alguns dos principais sintomas:
- Aumento dos linfonodos (gânglios) do pescoço, axilas e/ou virilha;
- Suor noturno excessivo;
- Febre;
- Coceira na pele;
- Perda de peso maior que 10% sem causa aparente.
Fatores de Risco
Os principais fatores de risco são:
- Sistema imune comprometido: pessoas com deficiência de imunidade, em consequência de doenças genéticas hereditárias, uso de drogas imunossupressoras (usadas em casos de transplantes, por exemplo) e portadoras de infecção pelo HIV têm maior risco de desenvolver linfomas;
- Portadores do vírus Epstein-Barr e HTLV1 e da bactéria Helicobacter pylori;
- Exposição a altas doses de radiação;
- Resultados de novos estudos, como o Health Agricultury Health, têm demonstrado que trabalhadores rurais representam grupo de maior risco para linfoma não Hodgkin possivelmente devido a exposição a múltiplos agentes (agrotóxicos, solventes, diesel, poeiras, dentre outros).
Diagnóstico
O diagnóstico dos linfomas são obtidos por meio de biópsia da região afetada. A biópsia consiste na retirada de uma pequena parte ou de todo o linfonodo, que posteriormente é enviado para exame patológico.
Tratamento
Existem 4 tratamentos principais: Quimioterapia, Radioterapia, Imunoterapia e Terapia alvo Muitas vezes, os pacientes recebem uma combinação desses tratamentos. Às vezes, o médico e o paciente podem considerar o transplante de células-tronco.
Fontes de consulta
INCA
CDC
OMS
Cancer.net
Revisado por:
Dra. Adriana Marques Damasco Penna – CRM 120037
Dr. Antonio Cavaleiro de Macedo Lima Filho – CRM 117827
Dr. Aumilto Augusto da Silva Junior – CRM 137416