Tipos de câncer

Pâncreas

O que é?

Localizado atrás da região inferior do estômago, o pâncreas é o órgão responsável por secretar enzimas que auxiliam no processo de digestão de alimentos, além de hormônios que regulam o nível de açúcar no sangue. A doença é difícil de ser detectada, motivo pelo qual normalmente é descoberta já em estágio avançado.

Sintomas

Os sintomas mais recorrentes do câncer de pâncreas são fraqueza, perda de peso sem causa aparente, falta de apetite, urina escura, olhos e pele amarelados, náuseas, dores nas costas e dores abdominais de modo geral. Estes sintomas, no entanto, também podem estar relacionados a outras doenças. É por este motivo que, a princípio, estes sintomas devem ser encarados apenas como sinais de alerta para levar o paciente, que deve procurar um médico especializado.

Fatores de risco e prevenção

Os fatores de risco para o câncer de pâncreas se dividem entre os hereditários, que respondem por cerca de 10 a 15% dos diagnósticos, e os não-hereditários, que costumam prevalecer para a maioria dos pacientes, ainda segundo o INCA. Histórico familiar de câncer de pâncreas, mama e ovário, além de algumas síndromes como a pancreatite, estão entre os fatores de risco hereditários. Já entre os não-hereditários, destacam-se obesidade, falta de atividade física, tabagismo e diabetes mellitus, além de exposições a substâncias tóxicas como solventes. Para se prevenir, portanto, é recomendado um estilo de vida saudável e equilibrado, principalmente no que diz respeito à prática de atividades físicas e à boa alimentação, que também podem evitar o desenvolvimento de uma diabetes, doença comum entre quem recebe o diagnóstico de câncer de pâncreas. Diagnóstico Como a maioria dos sintomas do câncer de pâncreas pode estar relacionada a outras doenças, exames de imagem, como ressonância magnética e ultrassonografias convencional ou endoscópica, são as principais formas de se detectar a doença.

Tratamento  

  • Cirurgia: pode ser realizado a retirada de parte ou de todo o pâncreas com reconstrução local;
  • Radioterapia: usado em casos específicos no tratamento.
Terapia medicamentosa: quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia.

Fontes de consulta

INCA CDC OMS Cancer.net Revisado por: Dr. Antonio Cavaleiro de Macedo Lima Filho – CRM 117827 Dr. Aumilto Augusto da Silva Junior – CRM 137416