Tipos de câncer

Pênis

O que é?

O câncer de pênis é um tumor maligno localizado no órgão sexual masculino, causado, principalmente, pela má higiene íntima. Os homens que não realizaram a cirurgia de fimose, que é a dificuldade ou impossibilidade de expor adequadamente a glande — devido ao excesso de pele (ou prepúcio) que cobre a região, têm mais chances de desenvolver a doença. Estudos também relacionam o câncer de pênis com a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Mesmo sendo considerado raro, já que representa cerca de 2% de todos os tipos de cânceres que atingem o homem, é um tumor que se não for diagnosticado no início, pode levar até à amputação do órgão. É mais frequente em homens acima dos 50 anos idade, mas pode ocorrer antes desta idade também.

Fatores de risco

O câncer de pênis pode causar diversos problemas para o homem, entre eles a amputação parcial ou total do membro. Além da falta de limpeza/higiene adequada e sexo sem proteção, que pode causar a infecção pelo vírus HPV (papiloma vírus humano) outras causas podem aumentar os riscos da doença:
  • Fimose;
  • Acúmulo de secreção branca resultante da descamação celular (esmegma).

Prevenção

O câncer de pênis é um dos poucos tipos de tumores malignos que podem ser prevenidos, o que é uma importante informação. Diferentemente de outros tipos de câncer, a atitude individual e a adoção de certos hábitos podem evitar que ele se desenvolva. Assim, a prevenção da doença depende de quatro princípios básicos:
  • Higiene diária;
  • Cirurgia de fimose;
  • Preservativos;
  • Vacina contra o HPV (papilomavírus humano).

Diagnóstico

Mesmo após os primeiros sintomas, os especialistas precisam confirmar o diagnóstico do câncer de pênis por meio de exames e biópsias. Quanto antes o tumor for identificado, maiores serão as chances de cura.

Tratamento

A escolha do tratamento para o câncer de pênis é decidida após a descoberta do estágio da doença e a localização do tumor.
  • Cirurgia: alguns casos precoces são tratados com laser terapia, a maior parte dos casos necessitam de ressecção da lesão;
  • Radioterapia: usado para complementação do tratamento cirúrgico ou manejo de sintomas locais.
Terapia sistêmica: quimioterapia.

Fontes de consulta

INCA CDC OMS Cancer.net Revisado por: Dr. Antonio Cavaleiro de Macedo Lima Filho – CRM 117827 Dr. Aumilto Augusto da Silva Junior – CRM 137416