Tipos de câncer

Sistema Nervoso

O que é?

O sistema nervoso central é formado pelo cérebro e pela medula espinhal. Responsável por coordenar todas as atividades do corpo humano, ele também está sujeito ao câncer. Nove em cada dez tumores no sistema nervoso central surgem no cérebro, quando células anormais crescem excessivamente no local. Este câncer responde por 1,4 a 1,8% de todos os diagnósticos de câncer do mundo, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Sintomas

Há muitos sintomas de câncer no sistema nervoso central, mas o mais comum é a dor de cabeça. Mas não é qualquer dor de cabeça. A preocupação deve surgir somente quando ela surge em uma região onde nunca se sentiu desconforto, quando a intensidade e a frequência se agravam ou quando a dor surge sempre no mesmo local. Em geral, crises convulsivas também representam um sinal de alerta para este câncer, principalmente quando o paciente nunca teve uma crise ou não tem diagnóstico prévio de epilepsia. Por fim, a perda de funções neurológicas, como a falta de força ou de tato em alguma região do corpo, diminuição na visão ou na audição, além de alterações na fala ou na capacidade intelectual, são sintomas comuns para esta doença.

Fatores de risco

As causas do câncer do sistema nervoso central ainda estão sendo estudadas. O que é consenso entre os especialistas é que a doença é causada por uma série de alterações genéticas. Algumas surgem por predisposição hereditária, enquanto outras são adquiridas ao longo da vida. Deficiências no sistema imunológico também é apontada por muitos pesquisadores como um sinal de risco, independentemente de sua origem – seja por infecção por HIV, o vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids, ou até pelo uso excessivo de medicamentos e drogas.

Diagnóstico

Exames de imagem como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética realizada com contraste estão entre os principais métodos utilizados pelos médicos para diagnosticar o câncer do sistema nervoso central. Há outros, ainda, que investigam sintomas mais específicos, como a audiometria, que avalia a capacidade auditiva do paciente. Essa variedade de exames se dá por este câncer ser capaz de afetar, basicamente, o corpo todo.

Tratamento

O tratamento contra o câncer do sistema nervoso central envolve um atendimento médico multidisciplinar. Além de oncologistas e neurocirurgiões, são necessários fisioterapeutas, fonoaudiólogos e até nutricionistas.
  • Cirurgia: consiste na retirada do tumor sempre que possível com margens contendo tecido sem neoplasia;
  • Radioterapia: utilizada como complemento do tratamento cirúrgico ou como tratamento primário.
Terapia medicamentosa: quimioterapia e terapia alvo.

Fontes de consulta

INCA CDC OMS Cancer.net Revisado por: Dr. Antonio Cavaleiro de Macedo Lima Filho – CRM 117827 Dr. Aumilto Augusto da Silva Junior – CRM 137416