Tipos de câncer

Tireoide

O que é?

A tireoide é uma glândula do sistema endócrino que produz hormônios responsáveis por controlar o funcionamento de diversos órgãos do ser humano. O câncer de tireoide ocorre quando há presença de um tumor maligno na glândula, que normalmente evolui de maneira lenta e, portanto, possibilita grande chance de cura ao paciente, muitos dos quais são mulheres.

Sintomas

O principal sintoma do câncer de tireoide é a presença de nódulos na glândula, localizada no pescoço. Um nódulo, porém, não indica necessariamente um câncer. Por isso, ele precisa ser avaliado por um médico.

Fatores de risco

Há três principais fatores de risco para o câncer de tireoide. São eles o histórico do paciente em relação à irradiação – como ter sido submetido à radioterapia, mesmo em baixas doses –, além do histórico familiar e o baixo consumo de iodo, que está presente em alimentos como o sal de cozinha. O câncer de tireoide afeta três vezes mais mulheres do que homens. Em 2020, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) registrou 13.780 novos casos, sendo 11.950 deles, o equivalente a 86,71%, em mulheres.

Diagnóstico

Os especialistas recomendam que pessoas que fazem parte de grupos de risco para a doença consultem um médico caso note a presença de um nódulo na glândula, mesmo que não tenham sintomas como rouquidão ou dificuldade para respirar e engolir. O diagnóstico do câncer de tireoide pode ser realizado por exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. A depender da avaliação do médico, o paciente poderá ser solicitado a fazer um exame de sangue e uma ultrassonografia. A partir dos resultados, o especialista avalia a necessidade de realizar uma punção aspirativa do nódulo para análise laboratorial, que pode confirmar ou não o diagnóstico com mais precisão.

Prevenção

Não há muitas maneiras de se prevenir do câncer de tireoide, mas manter um peso adequado e uma dieta com a quantidade correta de iodo são dois fatores essenciais.

Tratamento

A cirurgia é a remoção do tumor e de algum tecido saudável circundante durante uma operação, chamada de margem. A cirurgia também pode ser chamada de ressecção. É o principal tratamento para a maioria das pessoas com câncer de tireoide. Se um tumor não pode ser removido usando cirurgia, ele é chamado de irressecável ou inoperável. O médico irá então recomendar outras opções de tratamento. Os pacientes que são tratados com cirurgia geralmente necessitam de terapia com hormônio tireoidiano. Além de substituir o hormônio que é necessário ao corpo, a medicação com hormônio da tireoide pode retardar o crescimento de quaisquer células cancerígenas diferenciadas remanescentes.

Fontes de consulta

INCA CDC OMS Cancer.net Revisado por: Dr. Antonio Cavaleiro de Macedo Lima Filho – CRM 117827 Dr. Aumilto Augusto da Silva Junior – CRM 137416