Nutricionista explica como diminuir os incômodos do tratamento
Uma boa alimentação, saudável e balanceada, é uma das maiores aliadas do tratamento contra o câncer. Porém, essa relação pode encontrar um fator muitas vezes desconfortável no meio do caminho. As manifestações do corpo após a quimioterapia costumam trazer incômodos que prejudicam a nutrição adequada do paciente, mas seguir algumas recomendações ajuda no manejo dos sintomas, melhora a qualidade de vida e, claro, auxilia na recuperação.
De acordo com a nutricionista da Casa de Saúde São José, Simone Brandão, especialista em Nutrição Oncológica, os efeitos do tratamento variam entre náuseas, vômitos, falta de apetite, alteração do paladar, constipação, diarreia, feridas na boca e outros.
“Orientamos evitar frituras e alimentos gordurosos, fazer as refeições em ambientes tranquilos e arejados, mastigando bem os alimentos, fracionar a alimentação e evitar o jejum prolongado”, pontua a profissional.
Além dessas dicas, a nutricionista também reforça a importância de fazer uma alimentação saudável, rica em legumes, verduras e frutas, bem como preferir temperos naturais no preparo dos alimentos e reduzir o consumo de sal. “Existem condutas nutricionais que, aliadas ao tratamento, auxiliam na melhora e na recuperação do estado nutricional”, explica.
A Casa de Saúde São José, por meio do seu Serviço de Nutrição e Dietética, elaborou um guia alimentar com orientações sobre alimentação durante o tratamento oncológico. Clique aqui e acesse o e-book.