Hospital Santa Isabel orienta sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento eficaz
O mês de julho é dedicado à conscientização e ao combate ao câncer de cabeça e pescoço. Aparecimento de nódulos, feridas que não cicatrizam, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alteração na voz são alguns dos sintomas que demandam atenção. São considerados cânceres de cabeça e pescoço os tumores que afetam boca, garganta, laringe e nasofaringe. De acordo com as estimativas de incidência para cada ano do triênio de 2023 a 2025 no Brasil do INCA, o tipo que mais acomete as mulheres é o câncer de tireoide. Já nos homens, os mais comuns são de cavidade oral e laringe.
De acordo com o especialista em cirurgia de cabeça e pescoço e otorrinolaringologia do Hospital Santa Isabel, Dr. Thiago Sônego, o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço também se deve a fatores de risco ao longo do tempo. “Os fumantes têm mais chances de desenvolver, e esse índice aumenta quando associado ao consumo de álcool. Além disso, outros fatores, como infecção pelo vírus HPV, histórico familiar, exposição prolongada ao sol sem proteção e até alimentação incorreta, podem contribuir”, afirma.
Tratamento
O Hospital Santa Isabel conta com corpo clínico de especialistas que orientam sobre as opções eficazes de tratamentos. Geralmente, a abordagem pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo. A cirurgia robótica também tem sido cada vez mais utilizada, por oferecer técnicas consideradas mais precisas e menos invasivas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 76% dos casos de cânceres de cabeça e pescoço são identificados em estágio avançado. A descoberta precoce pode alcançar até 90% de cura a partir do tratamento, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), por isso, a procura por assistência médica aos primeiros sinais é tão importante.
Julho Verde
O mês dedicado ao combate e prevenção foi criado em 2006, com objetivo de conscientizar a população a adotar hábitos saudáveis para reduzir o risco. No dia 27 julho, também é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. “Com informação, prevenção e tratamento adequado, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, conclui Dr. Thiago Sônego.