Entenda porque é fundamental a realização de exames periódicos e conheça as iniciativas da Rede Santa Catarina.
Estamos no Outubro Rosa, período que marca o movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama a partir de ações relacionadas à saúde, com o objetivo de aumentar as chances de cura.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o câncer de mama matou, em média, quase 50 pessoas por dia no Brasil só em 2021. Ainda, de acordo com o órgão, ocorreram um total de 323,2 mil óbitos em 25 anos, entre 1996 e 2021. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que esse tipo de câncer é a maior causa de morte de mulheres em todo o país.
Como forma de prevenção, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que mulheres com idade a partir de 50 anos realizem a mamografia a cada dois anos.
Já a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indica que o exame comece a ser feito mais cedo, a partir dos 40 anos. Mulheres com histórico de câncer de mama na família deverão iniciar o rastreamento mais precocemente.
O câncer de mama é, muitas vezes, uma doença silenciosa, por isso é tão importante a realização da mamografia.
Conheça a campanha “Minha Cor é a Saúde”
Desde setembro, a Rede Santa Catarina promove a campanha “Minha Cor é a Saúde – Todos pelo autocuidado que salva vidas” para conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce de doenças cardiológicas e oncológicas.
A iniciativa apresenta a história fictícia de três pessoas de uma mesma família que compreendem a importância do autocuidado, a partir de animações, conteúdo didático, implantação da hashtag #MinhaCoréaSaúde, criação de um e-book explicativo e do filtro da campanha no Instagram. O filtro do Instagram é um recurso interativo no próprio aplicativo que, ao ser utilizado, aparece na tela em tempo real enquanto a gravação do story estiver sendo realizada, como forma de apoio à ação.
A Rede Santa Catarina reforça, ainda, a importância dos exames e de consultas precoces em todos os momentos da vida. Além disso, mostra que as cores de conscientização (vermelho, rosa e azul) conversam com todas as idades.
Localizado em São Paulo (SP), o Hospital Santa Catarina – Paulista também vem divulgando uma série de vídeos nas redes sociais e no YouTube, com os médicos da Instituição dando dicas de autocuidado e prevenção das doenças, o que se soma a ações digitais com influenciadores que estão apoiando e divulgando a campanha. São eles: Roberta Perez (@vaipormim.oficial); Giulianna (@giunardini); Janaina Almeida (@janaina_almeidaa) e João Saci (@joaosac).
No Rio de Janeiro, a Casa de Saúde São José tem focado em vídeos com dicas de prevenção e autocuidado protagonizados por seus médicos e também em ações digitais com as influenciadoras Anna Carolina Fernandes (@fevereirorosa) e Mônica Alcântara (@monicaalcantaraonco), além de preparar uma live especial sobre o tema.
A campanha “Minha Cor é a Saúde – Todos pelo autocuidado que salva vidas” contempla três momentos:
- Setembro Vermelho – dedicado ao cuidado com o coração e à importância da realização de consultas e exames periódicos com cardiologistas.
- Outubro Rosa – reforça a importância sobre a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama.
- Novembro Azul – um alerta aos homens sobre a necessidade de consultar urologistas para auxiliar no diagnóstico e na prevenção do câncer de próstata.
Cuide-se e venha se conscientizar com a gente!
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as ações protagonizadas pela Rede Santa Catarina.