O câncer do aparelho digestivo engloba o aparecimento de tumores em órgãos ao longo de todo o sistema digestivo, da boca até o ânus. Como todo tipo de câncer, seu aparecimento pode independer de fatores externos, mas alguns hábitos nocivos e o histórico familiar podem aumentar as chances de manifestação da doença.
Alguns dos tipos de câncer mais comuns nesta região do corpo são os de boca, esôfago, faringe, estômago, intestino grosso, intestino delgado, fígado, pâncreas, reto e ânus. Hoje, você vai ler um pouco mais sobre os fatores de risco deles, bem como conhecer alguns hábitos saudáveis que podem ajudar na prevenção.
Câncer do aparelho digestivo: fatores de risco
Assim como em outros tipos de câncer, o fator hereditário representa um ponto de alerta para o câncer do aparelho digestivo. Se você tem histórico na família, não deixe de consultar um médico e realizar os exames de rotina para monitorar e detectar qualquer aparecimento nos estágios iniciais, quando a cura é mais provável.
Além disso, o tabagismo, o alcoolismo, a má alimentação e a obesidade também podem contribuir para o aparecimento do câncer nessa região do organismo. Pessoas que têm refluxo, esôfago de Barrett e outras doenças gástricas também devem tratar a disfunção e consultar um médico regularmente, pois essas doenças podem agravar o risco de desenvolvimento de câncer.
Câncer do aparelho digestivo: prevenção
O câncer não tem uma receita e pode aparecer sem qualquer motivo aparente. No entanto, manter uma vida saudável ajuda a evitar o surgimento da doença. Por isso, procure manter uma alimentação saudável, balanceada e rica em fibras. Busque não ingerir alimentos ultraprocessados ou muito gordurosos. Pratique exercícios físicos regularmente e evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Se você fuma, convém abandonar esse hábito.
Além disso, é muito importante se consultar regularmente com um médico e realizar exames de check-up periodicamente. Se você tem histórico da doença na família, aumente a frequência das idas ao médico e redobre o cuidado, pois a hereditariedade é um fator importante no desenvolvimento do câncer.
Tipos mais comuns de câncer do aparelho digestivo
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tipo de câncer mais comum no aparelho digestivo é o câncer de colo e reto, ou colorretal, respondendo por mais de 6% do total dos casos de câncer no Brasil. O câncer de estômago aparece logo atrás, correspondendo a mais de 3% do total de notificações.
Na sequência, aparece o câncer de boca ou câncer da cavidade oral, diretamente ligado ao tabagismo e que apresenta grande incidência entre os homens. Segundo o mesmo levantamento, é o 4º tipo de câncer mais comum entre o sexo masculino na região Sudeste.
Câncer do aparelho digestivo: sinais de alerta
Embora cada tipo de câncer do aparelho digestivo tenha seus sintomas próprios, que variam de pessoa para pessoa, existem alguns sinais de alerta que podem indicar a presença da doença. Alguns deles são:
- perda de peso repentina e sem motivo aparente;
- dor para engolir;
- náuseas e vômitos;
- anemia e fraqueza;
- presença de sangue nas fezes;
- dores abdominais.
Ao experienciar qualquer um desses sintomas com uma frequência fora do normal, marque uma consulta com um médico e investigue. Lembre-se de que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de tratamento e cura de qualquer câncer.