Compartilhe:

Julho Verde: entenda a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Termina junho e, com isso, iniciamos o Julho Verde, uma campanha de prevenção do câncer de cabeça e pescoço, o quinto mais incidente no Brasil. Infelizmente, esse câncer é descoberto em estágios avançados em 60 a 70% dos diagnósticos, o que dificulta o tratamento e a cura. Atualmente, 10 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil devido a tumores de cabeça e pescoço. 

Para ajudar a mudar esse panorama, contamos um pouco mais sobre os fatores de risco, os sintomas, o tratamento e, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, que é fundamental para que as chances de tratamento e cura sejam aumentadas. Confira! 

Câncer de cabeça e pescoço: fatores de risco 

O principal fator de risco para os tumores na região da cabeça e do pescoço é o tabagismo. Cerca de 75% dos casos da doença incidem em pessoas que fumam ou fumaram em algum estágio da vida cigarros, charutos, cachimbos, narguilés ou semelhantes. Além disso, o alcoolismo também tem influência direta na aparição desse tipo de câncer, principalmente quando aliado ao tabagismo.  

 Trabalhadores de setores da indústria com exposição direta e prolongada a substâncias tóxicas, como o amianto ou poeiras de madeira, couro e metal, também têm risco elevado de desenvolvimento da doença, bem como pessoas expostas à radiação. Outro fator determinante para o desenvolvimento dos tumores nessa região do organismo é a infecção pelo HPV (papilomavírus humano), principalmente em jovens adultos, especialmente na região da orofaringe, que engloba a base da língua, as amídalas e a parte lateral e posterior da garganta. 

Enquanto isso, problemas de saúde bucal que não foram devidamente tratados, assim como próteses dentárias encaixadas erroneamente, podem causar feridas e infecções que evoluam para tumores na cavidade oral. 

Câncer de cabeça e pescoço: sintomas e diagnóstico 

O principal sintoma dos tumores na cabeça e no pescoço é o aparecimento de feridas persistentes na região da boca ou nódulos no pescoço. Além deles, a doença pode se manifestar por meio de rouquidão, feridas na face, emagrecimento repentino e sem motivo, sangramentos persistentes pelo nariz e dificuldades para engolir. Por isso, ao detectar algum dos sintomas acima, é muito importante consultar um médico para avaliação. 

Uma vez que a suspeita é levantada, o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço se dá, normalmente, por meio de biópsia na região afetada. Outros exames complementares, como ressonância magnética, tomografia, PET-TC e ultrassonografia, podem ser utilizados como apoio para o diagnóstico, bem como para avaliar se há avanço do câncer para áreas vizinhas. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que o paciente que tem o diagnóstico precoce da doença apresenta 80% de chances de cura, o que torna o tempo um fator crucial para o sucesso do tratamento. 

Julho Verde: a campanha 

No dia 27 de julho, celebramos o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, o que motivou a Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG a estender a campanha por todo o mês, criando o Julho Verde. 

Nós, da Rede Santa Catarina, abraçamos esse movimento e esperamos que você se junte a nós na luta pela conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Com todas essas informações em mente, previna os fatores de risco da doença e fique de olho nos sinais de alerta. 

Dr. John Doe 2
Dr. John Doe 2
Endocrinologista
CRM - 67890

Faculdade de graduação

Lorem Ipsum Dolor Sit Amet – 2012

Pós-Graduação

Lorem Ipsum Dolor Sit Amet – 2013
Lorem Ipsum Dolor Sit Amet – 2015
Lorem Ipsum Dolor Sit Amet – 2018

Áreas de foco científico

Doenças Crônicas e Cirurgia Metabólica

Outros destaques

Lorem Ipsum Dolor Sit Amet – 2017
Lorem Ipsum Dolor Sit Amet – 2018

Dr. John Doe
Dr. John Doe
Endocrinologista
CRM - 12345

Faculdade de graduação

Lorem Ipsum Dolor Sit Amet – 2012

Pós-Graduação

Lorem Ipsum Dolor Sit Amet – 2013
Lorem Ipsum Dolor Sit Amet – 2015
Lorem Ipsum Dolor Sit Amet – 2018

Áreas de foco científico

Doenças Crônicas e Cirurgia Metabólica

Outros destaques

Lorem Ipsum Dolor Sit Amet – 2017
Lorem Ipsum Dolor Sit Amet – 2018

Artigos relacionados

blank

Dia Mundial do Câncer: prevenção, diagnóstico e tratamento

blank

Dezembro Laranja: previna-se contra o câncer de pele neste verão

blank

Novembro Azul: mitos e verdades sobre a reposição hormonal e o câncer de próstata

blank

CÂNCER DE PRÓSTATA: DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS DOS TRATAMENTOS

blank

O Novembro Azul, as doenças da próstata e a importância do diagnóstico precoce

blank

NOVEMBRO AZUL: PRECONCEITO DIMINUI CHANCES DE DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA